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    Por Que Apostar no Desenvolvimento de Marcas e Logotipos?

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    Basta uma olhada rápida no mercado para ver o quanto o desenvolvimento de marcas e logotipos é importante para os negócios. Sem isso, empresas como a Coca-Cola não seriam reconhecidas por seu desenho.

    Pensar e criar um símbolo que represente a marca é importante para gerar confiança, identificação e até reconhecimento por parte do público. Mesmo que pareça simples, a forma como a empresa se comunica visualmente faz muita diferença para o sucesso dela.

    Neste artigo você saberá:

    • o que é um logotipo;
    • vantagens de fazer o desenvolvimento de marcas e logotipos;
    • e como criar um desenho de impacto.

    Boa leitura!

    O que é um logotipo?

    O logotipo é um signo com um suporte de texto. Um exemplo é a palavra “Nike”, acompanhada do seu emblema (chamado de swoosh). É uma representação única que pode ser reconhecida por todos, até por quem não utiliza os produtos da marca.

    O mais interessante do logotipo da Nike é que ele indica exatamente o que a empresa faz: produtos esportivos. Por essa razão, ele é considerado um dos melhores símbolos comerciais do mundo.

    Para chegar a esse resultado, o design teve que pensar em diversos aspectos, desde o conceito que a marca queria transmitir até a forma como o público poderia receber essa mensagem. Ou seja, o desenvolvimento de marcas e logotipos envolve a cultura organizacional, semiótica, design, composição, etc.

    Vantagens de criar um bom logotipo

    Já imaginou se o seu negócio não tivesse um nome que o identificasse? Obviamente, isso parece bastante estranho. O mesmo acontece com o logotipo. Ao lado do nome, ele ajuda a representar a sua marca e fazer com que ela, de fato, exista.

    Há diversas vantagens para investir em um bom logotipo. A primeira delas é o profissionalismo. Todas as empresas de sucesso possuem um símbolo. Então, esse é um grande motivo para se inspirar a ter o próprio.

    Caso o logo seja cativante e memorável, há muitas chances de você se destacar no mercado. Além do mais, essa representação serve como branding para o seu produto, isso é, pode contribuir para a divulgação do seu negócio.

    Como fazer o desenvolvimento de marcas e logotipos de impacto?

    Para fazer o desenvolvimento de marcas e logotipos de impacto é importante considerar alguns aspectos. Veja só:

    Simplicidade

    Aquela ideia de que menos é mais se aplica muito bem à criação de logotipos. Não adianta criar um desenho extremamente elaborado e repleto de elementos, se não tiver a ver com a sua empresa.

    O mais importante é que a comunicação seja imediata. O consumidor deve olhar para a sua representação e já entender o mercado que você atua. No caso das letras, o ideal é usar apenas uma fonte.

    Mercado

    Antes de criar o seu logotipo, vale a pena dar uma olhada no que as outras empresas do mercado estão fazendo. Assim, você não corre o risco de criar algo muito parecido e perder a autoridade por parecer uma “cópia”.

    Nesse aspecto, é interessante também pesquisar as principais tendências de design. Afinal, a sua representação deve conversar com o momento atual, para que não soe como ultrapassada.

    Você pode ter algumas ideias em sites como Behance, Logo Pond, Brand New, Logo Gala, Logo Moose, entre outros.

    Persona

    Quem é a persona principal do seu negócio? Para quem você vende ou pretende vender? Pensando nessas questões, é possível determinar se o seu logotipo será mais tradicional, moderno, divertido e por aí vai.

    Por se tratar de uma estratégia de marketing, a representação gráfica também deve estar alinhada ao seu público. Caso contrário, ela não terá o impacto desejado.

    Testes

    Depois que o logotipo tiver sido desenhado e editado em um software de imagem, é válido que você faça alguns testes. Observe se o desenho fica melhor ao lado, embaixo ou acima do nome.

    Vale verificar também a imagem aplicada a vários fundos. Afinal, futuramente, pode ser que você queira mudar o site ou rede social. Então, é necessário que o logo seja versátil.

    Por fim, crie um manual de identidade visual da marca. Dessa forma, todas as suas estratégias e campanhas seguirão um padrão, o que ajudará no fortalecimento da imagem da sua empresa.

    Conclusão

    Viu como o desenvolvimento de marcas e logotipos é importante para o mercado? Os consumidores podem se identificar facilmente com um negócio, enquanto a empresa se mostra mais profissional e confiante para o público.

    Neste artigo, você conferiu os principais aspectos que merecem atenção na hora de criar uma representação gráfica para os negócios. Agora você já pode colocar essas ideias em práticas para a sua própria empresa ou a de um cliente.

    Quer saber mais sobre marketing e posicionamento de marca? Continue acompanhando a Studio FA Agência Criativa.

     

    Fonte: Ignição Digital!

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